domingo, 15 de maio de 2011

PLANO DE AULA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

  1. Identificação
Nome do cursista: Antônia  Edna de Carvalho Costa
Nome da Escola: Escola Municipal Ubaldina Ribeiro
Série: 5º Ano  “A” Matutino                      Número de alunos: 26 alunos
Professores envolvidos: Antônia Edna de Carvalho Costa, Orizabel Costa, Izabel de Quadros, Suely Pires Simão e Letícia Gouveia.

  1. Justificativa
          Demonstrar para os alunos  a importância  de ler e ouvir histórias como recurso  a ser utilizado na produção de texto em diferentes gêneros.                                                                                     
  1. Objetivo(s)
·         Desenvolver a linguagem oral e escrita por meio da leitura e produção de texto.
·         Orientar o aluno como navegar na internet.
·         Conscientizar o aluno sobre a importância das tecnologias na escola
·         Identificar figuras planas
·         Perceber como utiliza as peças do tangram.
·         Desenvolver a capacidade de tecnologias ( internet e computador)
·         Atender a modalidade de texto solicitado na proposta de produção.
·         Utilizar letra maiúscula no início de frase, nome próprio e título.
·         Atribuir t´tulo do texto
·         Manter a coerência textual na continuidade temática do texto.
4-      Conteúdos
·         Leitura
·         Pesquisa
·         Produção de texto
·         Figuras planas


  1. Disciplinas envolvidas
·         Língua Portuguesa
·         Matemática
·         Artes


  1. Metodologias/procedimentos /cronograma
METODOLOGA:
6.1 1ª Aula
Conversar com os alunos sobre tangram. Perguntar quem já conhece e já trabalhou usando-o.
Informá-los que iremos confeccionar um. Passar slide mostrando passo a passo e auxiliá-los na confecção  do mesmo, fazendo demonstração de como fazer as dobradura e as marcações, quando estiver todo marcado, pedir para colorir  e recortar as peças.
Pronto tangram, pedir para observar  as peças identificando as figuras geométrica que elas representam.
Em seguida questionar quantos ângulos algumas figuras possuem.
Informá-los que vamos contar uma história. Perguntar quem gosta de ouvir, ler ou contar história.
Pesquisar na internet a forma ou estrutura do gênero narrativo.
Contar utilizando o slide a história três pontos e pedir para os alunos ir representando os personagens com as peças do tangram.
Quando terminar fazer o comentário deixando os alunos se manifestar
6.1 2ª Aula
Reconstruir, coletivamente, na oralidade a história e discutir com eles a produção de texto narrativo: estrutura, seqüência lógica, concordância nominal e verbal, título, parágrafos, letra maiúscula no início de frase e após pontuação, letra legível  e segmentação.
Passar  a seguinte atividade: Produção de texto “As Três  Pontas”




  1. Recursos a serem utilizados  (tecnológico ou não
·         Computador
·         Slid
·         Papel sufit
·         Lápis de cor
·         Tesoura
·         Régua


  1. Avaliação e resultados esperados
·         Avaliação continua

  1. Divulgação/socialização do Projeto realizado
·         Postagem no blogger
·         Apresentação no fórum

  1. Referencia-as bibliografias
Pró letramento. Edição Revisada e Ampliada  do MEC


Nenhum comentário:

Postar um comentário