- Identificação
Nome do cursista: Antônia Edna de Carvalho Costa |
Nome da Escola: Escola Municipal Ubaldina Ribeiro |
Série: 5º Ano “A” Matutino Número de alunos: 26 alunos |
Professores envolvidos: Antônia Edna de Carvalho Costa, Orizabel Costa, Izabel de Quadros, Suely Pires Simão e Letícia Gouveia. |
- Justificativa
Demonstrar para os alunos a importância de ler e ouvir histórias como recurso a ser utilizado na produção de texto em diferentes gêneros. |
- Objetivo(s)
· Desenvolver a linguagem oral e escrita por meio da leitura e produção de texto. · Orientar o aluno como navegar na internet. · Conscientizar o aluno sobre a importância das tecnologias na escola · Identificar figuras planas · Perceber como utiliza as peças do tangram. · Desenvolver a capacidade de tecnologias ( internet e computador) · Atender a modalidade de texto solicitado na proposta de produção. · Utilizar letra maiúscula no início de frase, nome próprio e título. · Atribuir t´tulo do texto · Manter a coerência textual na continuidade temática do texto. |
4- Conteúdos
· Leitura · Pesquisa · Produção de texto · Figuras planas |
- Disciplinas envolvidas
· Língua Portuguesa · Matemática · Artes |
- Metodologias/procedimentos /cronograma
METODOLOGA: 6.1 1ª Aula Conversar com os alunos sobre tangram. Perguntar quem já conhece e já trabalhou usando-o. Informá-los que iremos confeccionar um. Passar slide mostrando passo a passo e auxiliá-los na confecção do mesmo, fazendo demonstração de como fazer as dobradura e as marcações, quando estiver todo marcado, pedir para colorir e recortar as peças. Pronto tangram, pedir para observar as peças identificando as figuras geométrica que elas representam. Em seguida questionar quantos ângulos algumas figuras possuem. Informá-los que vamos contar uma história. Perguntar quem gosta de ouvir, ler ou contar história. Pesquisar na internet a forma ou estrutura do gênero narrativo. Contar utilizando o slide a história três pontos e pedir para os alunos ir representando os personagens com as peças do tangram. Quando terminar fazer o comentário deixando os alunos se manifestar 6.1 2ª Aula Reconstruir, coletivamente, na oralidade a história e discutir com eles a produção de texto narrativo: estrutura, seqüência lógica, concordância nominal e verbal, título, parágrafos, letra maiúscula no início de frase e após pontuação, letra legível e segmentação. Passar a seguinte atividade: Produção de texto “As Três Pontas” |
- Recursos a serem utilizados (tecnológico ou não
· Computador · Slid · Papel sufit · Lápis de cor · Tesoura · Régua |
- Avaliação e resultados esperados
· Avaliação continua |
- Divulgação/socialização do Projeto realizado
· Postagem no blogger · Apresentação no fórum |
- Referencia-as bibliografias
Pró letramento. Edição Revisada e Ampliada do MEC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário